Perfis dos candidatos

Candidatos à Presidência da República

19

Alvaro Dias (Podemos)

Podemos

Perfil completo
51

Cabo Daciolo (Patriota)

Patriota

Perfil completo
12

Ciro Gomes (PDT)

Partido Democrático Trabalhista

Perfil completo
13

Fernando Haddad (PT)

Partido dos Trabalhadores

Perfil completo
45

Geraldo Alckmin (PSDB)

Partido da Social Democracia Brasileira

Perfil completo
50

Guilherme Boulos (PSOL)

Partido Socialismo e Liberdade

Perfil completo
15

Henrique Meirelles (MDB)

Movimento Democrático Brasileiro

Perfil completo
17

Jair Bolsonaro (PSL)

Partido Social Liberal

Perfil completo
30

João Amoêdo (NOVO)

NOVO

Perfil completo
54

João Goulart Filho (PPL)

Partido Pátria Livre

Perfil completo
27

José Maria Eymael (DC)

Democracia Cristã

Perfil completo
18

Marina Silva (REDE)

Rede Sustentabilidade

Perfil completo
16

Vera Lúcia (PSTU)

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Perfil completo

Candidatos ao Governo de São Paulo

29

Edson Dorta (PCO)

Partido da Causa Operária

Edson Dorta tem 46 anos, é natural de Campinas (SP) e se formou em Direito pela PUC. Foi Secretário Geral da Federação Nacional dos Correios (Fentect), eleito em 2001 e em 2012. Nas eleições de 2010, foi candidato à vice-Presidente da República e, em 2016, também concorreu ao cargo de prefeito de Campinas. Militante a mais de 25 anos no movimento operário popular, Dorta concorre ao cargo de governador de São Paulo pelo Partido da Causa Operária (PCO).

45

João Dória (PSDB)

Partido da Social Democracia Brasileira

João Doria nasceu em 16 de dezembro de 1957 em São Paulo (SP). Cursou comunicação social pela FAAP. Foi diretor de comunicação da Rede Bandeirantes de Televisão (1979 a 1982). Fundou o Grupo Doria, formado por seis empresas e o Lide – Grupo de Líderes Empresariais. É filiado ao PSDB desde 2001. João Doria foi secretário municipal de turismo de São Paulo (1983 e 1986), na gestão Mário Covas e presidente da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo (1986 e 1988), durante o governo José Sarney. Foi eleito prefeito de São Paulo em 2016 sendo o primeiro candidato na história da cidade que conquistou a vaga no primeiro turno.

50

Lisete Arelaro (PSOL)

Partido Socialismo e Liberdade

Lisete Arelaro nasceu em 30 de maio de 1945 em Campinas (SP). Cursou pedagogia na PUC de Campinas. Fez parte da equipe de Paulo Freire durante a gestão de Luiza Erundina (1989-1992) na prefeitura de São Paulo. Também foi secretária de educação, cultura, esporte e lazer em Diadema, em duas ocasiões, e diretora da Faculdade de Educação da USP, entre 2010 e 2014. Por enquanto é a única mulher entre os pré-candidatos.

13

Luiz Marinho (PT)

Partido dos Trabalhadores

Luiz Marinho nasceu em 20 de maio de 1959 em Cosmorama (SP). É formado em direito pela UNIP. Foi prefeito de São Bernardo do Campo (SP) duas vezes, entre 2009 e 2016, ex-ministro do Trabalho e Emprego (2005 e 2007) e da Previdência Social (2007 e 2008). Também é ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

27

Major Costa e Silva (DC)

Democracia Cristã

Adriano Costa e Silva tem 41 anos e é natural de São Paulo (SP). O candidato é major do Exército, tem 24 anos de atuação na carreira militar e formou-se pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Trabalhou em funções de comunicação no Exército, além de ter sido professor universitário de disciplinas ligadas à administração. Major Costa e Silva é filiado ao partido Democracia Cristã (DC), antigo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), e concorre ao governo de São Paulo.

12

Marcelo Cândido (PDT)

Partido Democrático Trabalhista

Marcelo de Sousa Cândido tem 48 anos e é natural de Marília (SP). Político, professor e geógrafo, ele foi eleito prefeito de Suzano (SP) em 2005 e se reelegeu para o cargo em 2008. Na época, era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente, concorre ao cargo de governador de São Paulo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

40

Márcio França (PSB)

Partido Socialista Brasileiro

Márcio França nasceu em 23 de junho de 1963 em São Vicente (SP). Cursou direito na Universidade Católica de Santos. Se filiou ao PSB em 1988. Foi eleito duas vezes vereador e duas prefeito de São Vicente no litoral paulista. Também foi eleito e reeleito deputado federal. Foi secretário de esporte, lazer e turismo e também ocupou a pasta de Desenvolvimento na gestão de Geraldo Alckmin. Assumiu como Vice-governador do Estado de São Paulo em 2015 e como Governador no mês de abril quando Geraldo Alckmin deixou o posto para tentar uma vaga à presidência.

15

Paulo Skaf (MDB)

Movimento Democrático Brasileiro

Paulo Skaf nasceu em 7 de agosto de 1955 em São Paulo (SP). Estudou administração de empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, mas não concluiu o curso. É presidente, atualmente licenciado, da Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Filiou-se ao PSB em 2009 e foi candidato do partido ao governo de São Paulo. Em 2011, deixou o PSB para filiar-se ao PMDB, atual MDB. Foi candidato do partido ao governo de São Paulo na última eleição e ficou em segundo lugar.

33

Prof. Cláudio Fernando (PMN)

Partido da Mobilização Nacional

Natural de Guarujá (SP), Cláudio Fernando Aguiar tem 38 anos e é filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN). Empresário e professor universitário, concorre pela 1ª vez ao cargo de governador tendo a diminuição dos gastos públicos como uma de suas propostas. Já foi secretário de Desenvolvimento no Guarujá e secretário de Portos e Aeroportos em Santos.

28

Rodrigo Tavares (PRTB)

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro

Rodrigo Tavares nasceu em 6 de outubro de 1980. Cursou direito nas Faculdades Integradas de Guarulhos. É líder do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) na cidade de Guarulhos. Deixou o cargo de diretor do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria do Trabalho de Guarulhos para disputar pela primeira vez como candidato ao Governo Paulista.

30

Rogério Chequer (NOVO)

NOVO

Rogério Chequer nasceu em 12 de abril de 1968 em São Paulo (SP). Cursou engenheiro de produção na Escola Politécnica da USP. Em 2014 criou com amigos o Movimento Vem Pra Rua, que estava entre os grupos que lideraram as manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Morou nos Estados Unidos por 15 anos, atuou no mercado financeiro e é defensor da privatização de empresas estatais.

16

Toninho Ferreira (PSTU)

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Nascido em Guaranésia (MG), Toninho Ferreira tem 60 anos e é filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU). Advogado, concorre pela 1ª vez ao cargo de governador, pautado pela questão da igualdade social. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e, em 2012, atuou na defesa dos moradores da ocupação Pinheirinho.