Henrique Meirelles (MDB)

Henrique de Campos Meirelles nasceu em 31 de agosto de 1945 na cidade de Anápolis (GO). Cursou engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Neto e sobrinho de políticos goianos, iniciou sua atuação política como líder estudantil ainda no Liceu de Goiânia, onde fez o curso secundário. Comandou, como presidente do grêmio acadêmico do colégio, em 1962, uma greve de estudantes contra o aumento das passagens de ônibus na capital.

Em 1974, ingressou no mercado financeiro. No ano seguinte, assumiu o cargo de diretor-superintendente da Boston Leasing. Entre 1981 e 1984, ocupou a vice-presidência do Banco de Boston no Brasil. Nesse período, presidiu a Associação Brasileira das Empresas de Leasing e realizou um curso de especialização em administração avançada na Universidade de Harvard, nos EUA.

De volta ao Brasil, assumiu a presidência do BankBoston no país. Atuou, ainda, como diretor-executivo da Federação Brasileira de Bancos (1989-1996) e presidiu a Associação Brasileira de Bancos Internacionais (1989-1996) e a Câmara Americana de Comércio (1995-1997).

Por quatro anos como presidente do conselho de administração da J&F Investimentos, holding criada pela família Batista e controladora da JBS.

Meirelles foi eleito deputado federal em 2002, pelo PSDB, cargo do qual abdicou para comandar o Banco Central, cuja presidência assumiu entre 2003 e 2010, no governo Lula. Também foi Ministro da Fazenda do governo Temer, cargo que ocupou até abril deste ano quando decidiu entrar na disputa à presidência.

Dados Pessoais
Mostrar mais