Marina Silva (REDE)

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima nasceu em 8 de fevereiro de 1958, no seringal de Bagaço (AC). Cursou história pela Universidade Federal do Acre.

Fundadora da CUT (Central Única de Trabalhadores) no Acre, ao lado do sindicalista Chico Mendes, Marina co-liderou o movimentou sindical no Estado. Já integrada ao PT, em 1988, foi eleita vereadora com o maior número de votos para a Câmara Municipal de Rio Branco. Se elegeu deputada estadual em 1990 e em 1994, se tornou a senadora mais jovem eleita no Brasil, aos 36 anos. Foi reeleita em 2002.

Marina foi ministra do Meio Ambiente nos dois mandatos de Lula e deixou o cargo em 2008. Depois de se desligar do PT, filiou-se ao PV, para lançar a sua candidatura para a Presidência da República. Em 2013, ajudou a fundar a Rede Sustentabilidade.

Marina Silva recebeu o prêmio 2007 Champions of The Earth, concedido pelas Nações Unidas; a medalha Duque de Edimburgo, em reconhecimento à sua luta em defesa da Amazônia Brasileira; e o prêmio Mudanças Climáticas, da Fundação Príncipe Albert 2º de Mônaco.

Dados Pessoais
Mostrar mais